Novidades Acadêmicas

Inovação e Estratégia: a Física acelera no Desafio de Fórmula 1

Na Escola Internacional de Alphaville, a inovação continua impulsionando nossas práticas pedagógicas, e a mais recente iniciativa do Departamento de Física é um exemplo perfeito dessa abordagem dinâmica. Sob a liderança do sempre criativo professor Caio Salutte, os estudantes participaram recentemente de um empolgante desafio inspirado na Fórmula 1, que colocou à prova não apenas seus conhecimentos científicos, mas também suas habilidades estratégicas.

Nesta atividade de sala de aula, os alunos trabalharam em pequenos grupos com um objetivo claro: conquistar a pole position após completar 30 voltas virtuais. Mas esta não foi uma corrida comum — o sucesso dependia da capacidade de tomar decisões calculadas com base na física do desempenho dos pneus e nas estratégias de pit stop.

Munidos de informações detalhadas sobre três tipos distintos de pneus, cada um com vantagens e limitações específicas em termos de velocidade, durabilidade e aderência, os estudantes precisaram realizar cálculos precisos para definir a estratégia de corrida mais eficaz. Quando parar nos boxes? Qual pneu escolher? Como equilibrar velocidade e resistência? Essas eram as perguntas cruciais que cada equipe enfrentava ao navegar pela simulação da corrida.

O desafio trouxe à tona, de forma brilhante, conceitos fundamentais da física, como atrito, transferência de energia e movimento, tudo isso no contexto de alta pressão do automobilismo competitivo. Mais do que aplicar fórmulas e fazer contas, os estudantes foram incentivados a pensar como engenheiros e estrategistas de corrida, avaliando riscos e recompensas a cada decisão.

O professor Salutte explica: “O objetivo foi mostrar aos alunos como a física está presente em situações reais, que exigem tanto habilidades analíticas quanto decisões estratégicas. Não se trata apenas de conhecer as fórmulas, mas de aplicá-las de maneira eficaz sob pressão.”

A sala de aula se transformou em um verdadeiro centro de atividade e entusiasmo, com as equipes debatendo seus próximos passos, recalculando estratégias no meio da corrida e comemorando cada decisão acertada. Essa experiência imersiva não apenas aprofundou a compreensão dos princípios físicos envolvidos, mas também desenvolveu habilidades essenciais como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

O desafio de Fórmula 1 revelou-se um grande sucesso, reforçando o compromisso da escola com uma aprendizagem inovadora e investigativa, na qual teoria e prática se encontram de forma envolvente e memorável.

Parabéns professor e todos os alunos participantes por mostrarem que, na física — assim como nas pistas — estratégia e precisão são tudo!

Festival de Tchoukball

Na terça-feira, 17 de junho, realizaremos um Festival de Tchoukball para todos os alunos do T6 ao H3 e, no dia 18, para todos os alunos do J4!

O que é Tchoukball?
O Tchoukball é um esporte coletivo rápido e sem contato físico que combina elementos do handebol e do vôlei. O objetivo é lançar a bola em uma estrutura de rebote para que ela salte e caia na quadra sem que a outra equipe a pegue.

Não há contato físico, nem bloqueios, e os jogadores podem marcar pontos em qualquer extremidade da quadra, o que torna o jogo rápido, estratégico e justo. Ele incentiva o raciocínio rápido, o movimento constante e, acima de tudo, o trabalho em equipe.

O tchoukball é frequentemente chamado de “esporte da paz” porque promove o respeito, a inclusão e a cooperação, em vez da agressividade. É uma ótima oportunidade para desenvolver novas habilidades, como comunicação, agilidade, coordenação e tomada de decisões, enquanto se diverte!

Será um dia cheio de ação, energia e boas vibrações. 

🎓Márcio Mendes de Oliveira Júnior
Com uma jornada acadêmica excepcional, conquistou sua segunda aprovação em Medicina, desta vez na Universidade Anhembi-Morumbi, além de já ter garantido sua vaga no prestigiado curso de Medicina da São Leopoldo Mandic, em Campinas.