Destaques do Mês

Trotes Temáticos: Tradição, Criatividade e Integração no 3º Ano do High School

Com o intuito de fortalecer valores como a amizade, a integração e o senso de identidade coletiva, os alunos do 3º ano do High School vêm promovendo, ao longo do primeiro trimestre, uma série de trotes temáticos semanais. A iniciativa, que parte dos próprios estudantes, conta com a supervisão da Coordenação de Relacionamentos, representada por Nathan Shahar, e com o acompanhamento próximo dos tutores da turma, Prof. Alexandre de Mattos e Profa. Juliana Gomes.

Mais do que uma simples atividade recreativa, os trotes têm se consolidado como um espaço simbólico e afetivo de construção de vínculos, celebração da coletividade e valorização da fase final da trajetória escolar. A prática se inspira em uma tradição brasileira já centenária, iniciada nas universidades, mas que ao longo dos anos encontrou seu lugar também no último ano do Ensino Médio como um verdadeiro ritual de passagem, marcado por criatividade, pertencimento e celebração.

A cada semana, os próprios alunos propõem novos temas que incentivam a expressão individual e coletiva de forma leve, inclusiva e respeitosa. Sempre mantendo o bom senso e o espírito colaborativo.

A escola valoriza iniciativas que promovem a convivência ética, o protagonismo estudantil e a construção de vínculos significativos.

Visita do Kids 4 ao restaurante da escola

Sob a lente  do conceito Sistemas, os alunos do Kids 4 visitaram o restaurante da escola para ver como diferentes partes trabalham juntas para criar um sistema organizado e funcional. Guiados por sua curiosidade e perguntas, as crianças observaram como a comida é preparada na cozinha, como as bandejas e os utensílios são distribuídos entre outros aspectos deste funcionamento. A partir destas observações, começaram a entender que cada pessoa, os cozinheiros, a equipe do refeitório e até os próprios alunos, têm uma função que contribui para o sucesso de todo o sistema. Essa visita apoiou o desenvolvimento deles como pesquisadores e pensadores, ajudando-os a fazer conexões no mundo real com a ideia de que os sistemas são compostos de partes interdependentes que trabalham juntas para um propósito.

OBAFOG

No último dia 14 de abril, alunos Teens e High School participaram de uma experiência incrível: o lançamento de foguetes como parte da OBAFOG – Olimpíada Brasileira de Foguetes. Este evento marcou nossa primeira participação oficial, como parte do catálogo de competições acadêmicas oferecidas aos alunos de nossa Escola através do Núcleo de Estudos Olímpicos (NEO).

A OBAFOG é uma competição prática e experimental e nossos alunos puderam contar com o apoio do Mr Anderson e da infraestrutura do nosso makerspace para a construção de seus foguetes com garrafas PET. No dia do lançamento, no Parque Tietê Ecológico Barueri, os alunos tiveram a oportunidade de testar suas construções com lançamentos que usavam métodos de propulsão por ar comprimido (Teens, nível 3) ou a reação química entre o vinagre (ácido acético) e bicarbonato de sódio (High School, nível 4).

Foi muito emocionante acompanhar a emoção de nossos alunos. Projetos como esse incentivam a criatividade, colocam o conhecimento em prática e estimulam a superação!

Parabéns, alunos!

Ação de Páscoa – CCCA

Na nossa escola, um dos grandes diferenciais é o programa de Convivência Ética, Ciência do Bem-estar e Autorrealização. Nele, nossos alunos são convidados a repensar a forma como tratamos o outro e a desenvolver estratégias para viver com mais ética, empatia e propósito.

Acreditamos que esses valores se fortalecem quando colocados em prática. Foi com esse espírito que, mais uma vez, nossa escola se mobilizou para uma linda ação solidária.

Organizamos uma campanha para ajudar duas instituições: o Amigo Mortadela e o CCCA. Nossa meta era ousada, arrecadar 600 ovos de Páscoa e, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, conseguimos atingir essa meta!

Um grupo de meninas do T8 foi convidado a representar nossa escola na entrega ao CCCA. Elas se destacaram pelo engajamento na campanha, arrecadando juntas mais de 200 ovos! Mais do que doações, elas levaram amor, empatia, escuta atenta e acolhimento, valores que ensinamos e vivenciamos no dia a dia em nossa escola.

Raquel e Letícia, duas das alunas que participaram da entrega, compartilharam como foi viver essa experiência transformadora:

“No começo estávamos nervosas, porque estávamos com medo de não bater a meta. Tivemos que trabalhar em grupo e ter muita resiliência. Passamos por altos e baixos, mas continuamos firmes. Alguns ovos que compramos pela internet chegaram com medida menor, o que nos deixou ainda mais apreensivas. Mas no dia da entrega, ocorreu tudo bem, batemos e superamos a meta. E durante a entrega, foi um momento em que a gente se desligou do mundo e focou apenas neles.”

Quando perguntadas sobre a importância da ação, as alunas  refletiram:

“Foi um momento de aprendizado. A gente pôde enxergar outras realidades que pareciam tão distantes, mas estavam tão próximas. Aprendemos a ser mais gratas e a valorizar o que temos. Às vezes não valorizamos o que temos, mas há pessoas que têm menos.”

E Letícia conclui:

“Entregar os ovos para as crianças foi um momento único e que ficará para sempre em nossos corações.”

Nosso propósito é: amar para transformar vidas. E é por meio de ações como essa que seguimos formando seres humanos conscientes, solidários e prontos para fazer a diferença.

🎓 Luiz Fernando Geraldeli
With exemplary dedication, he achieved admission to Engineering at the renowned Instituto Mauá de Tecnologia. His effort and commitment reflect a promising journey toward great achievements.