Destaques do Mês
O Poder da Aprendizagem Além da Sala de Aula
Em março, os alunos do TEENS 8 e TEENS 9 embarcaram em duas jornadas: uma ao Museu do Ipiranga, local emblemático da independência do Brasil, e outra ao Museu da Imigração, que revela a rica tapeçaria de histórias migratórias que moldaram o país. Essas visitas não foram meramente excursões, mas experiências educacionais imersivas, reforçando os aprendizados da sala de aula de uma maneira que só a exposição ao mundo real pode proporcionar.
Sair do ambiente escolar e explorar um novo espaço estimula a curiosidade, a autoconfiança e a adaptabilidade. As saídas pedagógicas exigem que os alunos interajam com o ambiente, façam perguntas significativas e conversem com guias e especialistas, promovendo confiança em sua capacidade de aprender além da sala de aula.
Nos dois museus, os alunos não foram apenas observadores passivos; eles participaram ativamente de atividades práticas e desafios investigativos criados de forma interdisciplinar pelos professores. Seja decifrando documentos históricos no Museu da Imigração ou analisando obras de arte e relíquias no Museu do Ipiranga, essas experiências empoderaram os estudantes a assumir um papel ativo em sua própria aprendizagem, uma habilidade que os beneficiará ao longo de suas jornadas acadêmicas e profissionais.
No Museu do Ipiranga, os alunos do Teens 8 percorreram os corredores de um edifício histórico que se mantém como um monumento à independência do Brasil. Ver de perto o local onde Dom Pedro I fez sua icônica proclamação em 1822 cria uma conexão profunda com a história nacional. As exposições, repletas de artefatos da época, pinturas e narrativas, transformam a história de algo distante em uma história viva e pulsante. De forma integrada, as disciplinas de Artes Visuais e História se complementaram neste projeto, criando um emaranhado de conhecimentos e habilidades que tomaram forma e ganharam vida. Ao convidarmos os alunos a interpretar obras de arte, como na pintura “Independência ou morte!” de Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1888), e fazer conexões com personagens retratados, a escolha do cenário retratado, feições e o momento histórico retratado, os alunos exercitam habilidades de observação, comparação e síntese, aliadas ao conteúdo.
Da mesma forma, no Museu da Imigração, os alunos do Teens 9 se envolveram com as realidades da migração, um tema que não é apenas historicamente significativo, mas também altamente relevante nos dias de hoje. Ao explorar os desafios e as conquistas daqueles que chegaram ao Brasil em busca de um futuro melhor, os estudantes desenvolveram um maior senso de empatia, consciência cultural e pensamento crítico—habilidades essenciais em um mundo cada vez mais globalizado. O projeto desenvolvido pelas disciplinas de Geografia, Língua Portuguesa e Inglês, oportunizou a discussão de inúmeras questões que envolvem a temática migratória, contribuindo na formação de uma consciência crítica por parte dos alunos e mais ainda, na construção da cidadania, tolerância e alteridade. Movimentos migratórios ocorrem constantemente; quer seja pela ação do migrante que deixa seu país de origem, prestes a se tornar um “imigrante” aos olhos dos cidadãos nacionais; quer seja pela ação do trabalhador e do estudante que deixam sua cidade, todos os dias pela manhã, a fim de trabalhar e estudar. A temática da migração emerge em nossas vidas, pelos noticiários marcados por manchetes que retratam os inúmeros refugiados sírios, palestinos e judeus que lutam por cruzar as fronteiras de diferentes países; aflora ainda em nosso cotidiano social, econômico e cultural.
Embora o aprendizado tradicional em sala de aula seja fundamental, as saídas pedagógicas oferecem benefícios únicos que enriquecem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, imergindo-os em contextos reais. As recentes visitas ao Museu da Imigração e ao Museu do Ipiranga são exemplos de como essas experiências proporcionam uma conexão mais profunda e significativa com a história, a sociedade e a cultura.
Nada se compara a ver, tocar e interagir com artefatos históricos para compreender o passado. No Museu da Imigração, os alunos exploraram registros preservados de pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Essas fontes primárias, aliadas às exposições interativas, ajudaram os estudantes a visualizar e se conectar emocionalmente com as histórias migratórias de uma forma que um livro não conseguiria replicar.
Da mesma forma, a visita ao Museu do Ipiranga permitiu que os alunos estivessem em um lugar de grande importância histórica. Percorrendo os corredores do museu, observando pinturas e artefatos da época, e experimentando sua abordagem narrativa, os estudantes reforçaram a retenção dos eventos históricos, tornando-os mais do que apenas fatos distantes. Ao interagir com esses temas diretamente, os alunos aprenderam a avaliar fontes históricas e considerar múltiplas perspectivas—habilidades analíticas essenciais tanto para os estudos acadêmicos quanto para a solução de problemas do mundo real.
Saídas pedagógicas como essas nos lembram que o aprendizado não se limita a quatro paredes. Elas proporcionam uma abordagem holística da educação, onde a história não é apenas estudada, mas vivenciada. Seja ao ficar diante de registros imigratórios ou contemplar um monumento que moldou uma nação, esses momentos despertam uma paixão pela descoberta que dura a vida toda.
Participação do Kids 5 no ILOS Artists – Live Workshop
Os alunos do Kids 5 participaram de um divertido Live Workshop conduzido via Zoom pela Arte-terapeuta britâncica Harriet Sandilands. A atividade faz parte da 2ª edição do ILOS Artists, programa oferecido pelas escolas ISP ao redor do mundo. Tendo como tema “Love for Nature”, nossos talentosos artistas se dedicaram com muito entusiasmo às mais belas produções.
Brincadeira simbólica
O alunos do Kids 2 aproveitaram os dias quentes para se dedicar a diversas atividades com água. Com muito entusiasmo e dedicação, se engajaram na brincadeira simbólica de lavar e secar roupas. Esta simples atividade, também conhecida como life skill, contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, socias e de autorregulação tão importantes para o crescimento saudável de nossos pequenos.
Juniors 1 vivencia aprendizado comunitário em visita ao Solar Ville Garaude
No mês passado, os alunos do J1 tiveram a oportunidade de transformar aprendizado em ação ao visitar o Solar Ville Garaude, residência para idosos localizada ao lado da Escola Internacional de Alphaville. A atividade, alinhada à Unidade de Indagação “Como Nos Organizamos”, permitiu que as crianças investigassem como as comunidades se estruturam para atender diferentes necessidades e promover a convivência entre gerações.
A visita começou com uma acolhida especial pelos moradores e pela equipe do Solar Ville Garaude, que apresentaram a rotina da instituição e os espaços adaptados para garantir acessibilidade e conforto. Ao caminhar pelo local, os alunos observaram detalhes como corrimãos, cadeiras de rodas e adaptações arquitetônicas, refletindo sobre a importância de tornar os espaços comunitários inclusivos para todas as idades.
Além do olhar investigativo, a experiência também foi marcada por interações afetivas e trocas de histórias. Os alunos conversaram com os idosos, ouviram relatos sobre suas vidas e compartilharam um pouco sobre suas próprias experiências, promovendo um momento genuíno de conexão entre gerações. Essa vivência incentivou reflexões sobre respeito, empatia e o papel da comunidade no bem-estar de seus membros.
Durante a atividade, as crianças foram incentivadas a levantar perguntas e hipóteses sobre como diferentes espaços públicos e privados são organizados e de que forma as regras e hábitos variam de acordo com o ambiente e o grupo social. Essas discussões foram aprofundadas posteriormente em sala de aula, permitindo que os alunos conectassem suas observações à unidade de estudo.
Ao final da visita, ficou evidente que aprender por meio da experiência torna o conhecimento mais significativo e transformador. Essa vivência não apenas consolidou os conceitos explorados em sala de aula, mas também despertou nos alunos uma nova perspectiva sobre o papel da comunidade na vida em sociedade.
Além disso, momentos como esse fortalecem um dos atributos essenciais do perfil do aluno IB: a mentalidade aberta. Ao interagir com pessoas de diferentes realidades e perspectivas, nossos alunos demonstraram respeito, curiosidade e a disposição para aprender com o outro, desenvolvendo empatia e ampliando sua compreensão sobre o mundo ao seu redor.
💙🌍 Ser um aluno da Escola Internacional de Alphaville é abrir a mente e o coração para novas perspectivas!
Explorando o Universo no Juniors 5: Como o Mundo Funciona
“No contexto do tema transdisciplinar Como o Mundo Funciona, os estudantes do Juniors 5 se aprofundaram nos princípios científicos que regem o Universo e suas conexões. Para enriquecer essa investigação, tivemos a oportunidade de receber o Planetário Urânia na escola, proporcionando aos alunos uma experiência imersiva e significativa. Durante as sessões, os estudantes interagiram com um astrônomo, que estimulou a curiosidade dos alunos por meio de perguntas provocativas e respondeu a diversas questões, ampliando seu entendimento sobre o Universo.
Essa experiência, totalmente adaptada aos objetivos da Unidade de Indagação, abordou temas como o Universo, as constelações, os movimentos da Terra, as fases da Lua e as ferramentas científicas que possibilitam a exploração do espaço. Foi uma oportunidade única de aprendizagem, que estimulou o pensamento crítico e a curiosidade investigativa de nossos alunos.”
Participação dos Alunos de Juniors 3 a Juniors 5 na Olimpíada Canguru
Temos o prazer de compartilhar que nossos alunos de Juniors 3 a Juniors 5 participaram recentemente da Olimpíada Canguru, uma competição de matemática que estimula o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade dos estudantes.
A Olimpíada Canguru é uma excelente oportunidade para os alunos testarem suas habilidades em um ambiente desafiador e divertido. Além de promover o pensamento crítico e analítico, a participação em competições como essa fortalece a autoconfiança, ajuda a desenvolver o trabalho em equipe e incentiva o gosto pela matemática de forma lúdica e envolvente.
Estamos muito orgulhosos do empenho e dedicação de nossos alunos e sabemos que essa experiência contribuirá para o seu crescimento acadêmico e pessoal.
Parabéns a todos os participantes e, certamente, mais desafios virão!
Reflexões e Aprendizados Inesquecíveis: A Future Pathways Conferência iSP em Bogotá
Que experiência extraordinária vivenciamos na vibrante cidade de Bogotá! Tivemos a honra de realizar a primeira conferência de líderes do Future Pathways do iSP, reunindo representantes de 11 países. O Colegio La Colina foi o cenário ideal para esse encontro inspirador, que certamente ficará gravado na memória de todos os participantes. E isso só foi possível graças à dedicação, ao comprometimento e à energia contagiante de cada envolvido.
A Conferência iSP de Future Pathways para school counsellors não foi apenas mais um evento — foi um marco. Um espaço de aprendizado colaborativo, troca de experiências reais e conexão profunda com o propósito comum de apoiar nossos alunos. Os 13 workshops realizados proporcionaram uma verdadeira imersão nas melhores práticas da educação, unindo teoria e prática de forma única e transformadora.
O iSP Future Pathways é o nosso compromisso com o sucesso dos alunos, agora e no futuro. Por meio de iniciativas personalizadas, oferecemos suporte para que alunos e suas famílias tomem decisões bem-informadas sobre os caminhos após a escola. A proposta é mantê-los atualizados com as tendências do mundo do trabalho e das carreiras, aproveitando a rede global de especialistas do iSP para abrir um leque de possibilidades.
A conferência foi cuidadosamente pensada para equipar os school counsellors com estratégias, conhecimentos e ferramentas capazes de empoderar os alunos em cada etapa de sua jornada acadêmica. Ao combinarmos as ações do Future Pathways com o aprendizado do nosso programa de Convivência Ética, oferecemos aos jovens a oportunidade de desenvolver mais autoconfiança e clareza sobre suas escolhas e interesses profissionais.
É impossível não destacar o impacto desse encontro em líderes, a Marilda Bardal e o Peter Rifaat, cuja participação ativa refletiu o espírito da conferência. Para eles, Bogotá representou mais do que uma oportunidade de aprendizado — foi um momento de verdadeira transformação. Voltaram com ideias renovadas, um olhar mais amplo e um compromisso ainda maior com suas equipes e, principalmente, com os nossos alunos. Inspirados pelas metodologias e inovações compartilhadas, sentem-se ainda mais preparados para oferecer mais oportunidades e orientações significativas às famílias.
Além disso, a conferência deu origem a uma rede global de prática, que transcende fronteiras geográficas e culturais. Agora, cada participante é parte ativa de uma comunidade internacional conectada pelo propósito de crescer, inovar e compartilhar saberes. Esse movimento contínuo de colaboração é o verdadeiro legado de Bogotá.
Agradecemos imensamente a todos que dedicaram seu tempo e energia para tornar esse momento possível. Marilda e Peter são apenas dois exemplos do impacto coletivo que construímos juntos. Agora, cada um de nós carrega a responsabilidade — e o privilégio — de manter vivo esse espírito transformador e seguir disseminando os aprendizados conquistados.
Voltaremos em breve, ainda com mais inspiração, para seguir fortalecendo essa jornada, com novos recursos e materiais para apoiar a continuidade do Future Pathways. Com gratidão e entusiasmo renovado, seguimos juntos — mais fortes, mais conectados e mais preparados para o futuro.
🎓 Luiz Fernando Geraldeli
With exemplary dedication, he achieved admission to Engineering at the renowned Instituto Mauá de Tecnologia. His effort and commitment reflect a promising journey toward great achievements.